BATATAS FRITAS COM MASSA DE CERVEJA



      RENDIMENTO: 4 A 6 PORÇÕES
      TEMPO DE PREPARO: 15 MINUTOS
      TEMPO DE COZIMENTO: 50 MINUTOS
      TEMPO TOTAL: 1 HORA E 5 MINUTOS
      DIFICULDADE DE PREPARO: INTERMEDIÁRIO
INGREDIENTES
  • Óleo para fritar (recomendado: óleo de amendoim ou óleo de semente de uva)
  • 3/4 de xícara de farinha de arroz branco
  • 1/4 de xícara de amido de milho
  • 1 colher de chá de páprica
  • 1/2 colher de chá de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de alho em pó
  • 1/2 colher de chá de cebola em pó (desidratada)
  • 1/8 de colher de chá de pimenta-de-caiena
  • Sal kosher e pimenta-do-reino moída na hora
  • 1 a 1 1/4 de xícara de cerveja light (recomendado: cerveja pilsner)
  • 1,4kg de batatas russet descascadas e cortadas em bastões de 7,5 cm de comprimento, 1,3 cm de largura e 1 cm de espessura, de molho em água fria

MODO DE PREPARO

Encha um pequeno forno holandês com 7,5cm a 10cm de óleo e aqueça em fogo médio até que ao inserir um termômetro de fritura no óleo ele registre 160ºC. Forre um prato grande ou uma assadeira com toalhas de papel.

Em uma tigela média, coloque a farinha, o amido de milho, a páprica, o fermento em pó, o alho em pó, a cebola em pó, a pimenta-de-caiena, as 2 colheres de chá de sal e 1/2 colher de chá de pimenta-do-reino e misture bem. Adicione 1 xícara de cerveja e misture até ficar homogêneo, adicionando mais cerveja (uma colher de sopa de cada vez), se necessário, até que a massa fique com a consistência de com creme de leite. Reserve.

Usando toalhas de cozinha, seque completamente as batatas. Coloque-as no óleo, tomando cuidado para que elas não aglomerem na panela e cozinhe, por cerca de 5 minutos, até dourar levemente. Use uma escumadeira para remover as batatas para um prato forrado e polvilhe com algumas pitadas de sal.

Aumente a temperatura do óleo para 175ºC.

Mergulhe as batatas parcialmente fritas, na massa para revestir. Usando um garfo, coloque as batatas revestidas no óleo, cerca de 6 ou 8 por vez, para não sobrecarregar a panela. Use uma escumadeira de metal ou pinças para mantê-las separadas, pois elas tendem a grudar umas nas outras. Cozinhe, por 2 a 3 minutos, até ficarem bem douradas. Retire e coloque em cima de toalhas de papel absorvente, para escorrer. Sirva imediatamente.

Dica do Chef: Existem 2 vantagens em fritar as batatas em duas etapas. Primeira, garante que elas fiquem cozidas sem queimar a massa. Segunda, você pode fazer a primeira fritura com antecedência e mantê-las, pré-cozidas por várias horas. Passe-as na massa para a segunda fritura e frite-as, imediatamente antes de servir, desta forma, elas estarão quentes e crocantes para servir.

Equipamento Especial: Um termômetro próprio para fritura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sagu Soltinho

Dica: FLAMBAR ALIMENTOS: O QUE É? PRA QUE SERVE?

Licor de Jambo