molho pesto verdadeiro

A verdadeira receita italiana do molho pesto


Dado o grande interesse despertado pela verdadeira receita da lasanha à bolonhesa, continuamos com a revisão de algumas receitas italianas famosas no Brasil revelando desta vez os segredos do molho pesto. O pesto é um molho frio, sinônimo e símbolo de Génova e de toda a região da Liguria, cuja preparação é muito simples se você seguir este artigo com um pouco de atenção.

…Ingredientes…

para 4 pessoas (tempo de preparação: cerca de 20 minutos)
  • 50 gramas de manjericão fresco (folhas apenas)
  • 2 dentes de alho
  • 100 ml de azeite extra virgem de oliva
  • 6 colheres de sopa de queijo parmesão ralado (cerca de 70 gramas)
  • 2 colheres de sopa de queijo pecorino ralado (cerca de 30 gramas). Importante: se você não encontrar o queijo pecorino, você pode substituí-lo com mais queijo parmesão
  • 1 colher de sopa de pinoli (cerca de 30 gramas)
A receita original pede o uso de um socador para bater as folhas de manjericão, mas para facilitar as coisas te passamos a receita utilizando um liquidificador.
Para começar, é importante lavar as folhas de manjericão mas não com água e sim com um pano úmido. Este processo é muito importante para obter um excelente molho pesto, uma vez que as folhas de manjericão devem estar secas e não podem estar enrugadas. Coloque todos os ingredientes, menos o queijo, no liquidificador. Bata tudo lentamente até que a mistura vire um composto líquido e cremoso. Neste ponto, adicione o queijo e mexa bem até que tudo fique bem misturado. Mantenha o molho pesto na geladeira por durante 2-3 dias num recipiente hermético, tendo o cuidado de cobri-lo com uma camada de azeite extra virgem de oliva.
O pesto, além de ser um ótimo molho para massas e lasanhas, pode ser utilizado para preparar alguns pratos fritos mas também para acompanhar um prato de carne ou de peixe.

…Dicas…

Antes de prosseguir com a preparação do pesto, é melhor colocar as lâminas (de preferência de plástico) e a jarra do liquidificador na geladeira por algumas horas, para evitar que as folhas de manjericão estraguem quando você estiver batendo.
Pode-se também congelar o pesto em pequenos frascos e depois descongelar na geladeira ou em temperatura ambiente.

…Harmonização com vinhos…

Esse molho combina muito bem com um vinho branco de corpo médio que acompanha o sabor importante do pesto. Recomendamos um vinho mais fresco e frutado como o Vermentino da própria Ligúria, que pela sua tradição e elegância acompanha desde sempre este prato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sagu Soltinho

Dica: FLAMBAR ALIMENTOS: O QUE É? PRA QUE SERVE?

Licor de Jambo