Conchiglioni Maremonte

Conchiglioni Maremonte

Hoje é o Dia Mundial do Macarrão

Este alimento é um dos mais antigos, gostosos e práticos
 de todos os tempos. Eu acredito que todas as pessoas 
têm algum prato de massa entre os seus preferidos. Seja 
um spaghetti, uma lasanha ou uma massa recheada, 
como este conchiglioni, que é uma concha recheada.

Eu adoro preparar e comer massas. Este ano eu fiz 

pela primeira vez uma massa caseira, e ficou tão saborosa 
que eu adorei o resultado. Pena que na época eu não tinha o blog, 
então não anotei  as receitas... mas com  apenas três ingredientes - 
trigo, ovos e sal - eu fiz dois tipos de rondelli, lasanha e papardelle.


E para comemorar este dia, a receita de hoje é super especial. É um dos meus pratos de 
massa preferidos. Outro dia eu recebi a visita de queridas amigas, e para recebê-las com 
todo o carinho que merecem, fiz este Conchiglioni Maremonte, que mesmo adorando, 
eu só faço mesmo em ocasiões mais que especiais. Isso porque ele pede um pouco mais
 de paciência que os demais pratos, e quem me conhece bem, sabe que essa é 
uma das virtudes que eu não tenho sobrando (isso quando não falta rsrs).
Este prato eu nem lembro mais como foi que eu aprendi, mas já faz um bom tempo. 
Lembro que era uma receita de um Bistrô daqui da ilha, super chique! Costumo 
fazê-lo em jantares de aniversário ou quando quero agradar e surpreender alguém. 
E sempre funciona! Fica um prato delicioso e lindo! 

Então, quando você quiser impressionar alguém, pode apostar nele, sem erro! Não é 
um prato difícil, mas exige paciência (principalmente porque eu odeio descascar camarão).

Anote a receita e faça um agradinho aos seus queridos!

Conchiglione Maremonte
Serve 4 pessoas

Você vai precisar de:

300 gr de Massa tipo Conchiglie (Concha Grande)
500 gr de Camarões médios, limpos
3 colheres de sopa de Cebola Brunoise
150 gr de Cogumelos frescos em lâminas
2 colheres de sopa de Queijo Gorgonzola 
6 Camarões Grandes, com casca (opcional)

Recheio:
200 gr de Queijo Gorgonzola picada
200 gr de Queijo Mussarela ralada
200 gr de Creme de Leite

Molho de Tomate:
800 gr de Polpa de Tomate (1 e 1/2 caixinha)
1 colher de sobremesa rasa de  Alho picadinho
Manjericão Fresco


Molho Béchamel:
1 litro de Leite
1 colher de sopa de Manteiga
2 colheres de sopa cheias de Farinha de trigo
100 gr de Creme de Leite
Noz Moscada
Sal

Preparo:

1. Cozinhe a massa em uma panela grande, com 3 litros de água salgada fervendo. Não 
deixe cozinhar demais, quando estiver al dente, escorra a massa e dê um choque térmico 
em água fria para interromper o cozimento. Escorra novamente e reserve.




2. Para o recheio, amasse os queijos com o creme de leite, até formar uma massa. Reserve.
3. Prepare o molho bechamel, conforme as intruções deste post. Acrescente o creme de 
leite no final do cozimento e reserve.
4.  Em uma frigideira, frite a cebola e os cogumelos. Quando os cogumelos soltarem o 
líquido, junte as 2 colheres de queijo gosrgonzola e deixe derreter, deixando 
cremoso os cogumelos. Reserve.



5. Em outra panela, frite ligeiramente o alho e aqueça a polpa de tomate. Junte
o manjericão, os cogumelos e por último o molho Béchamel. Misture bem até que se forme 
um molho rosé bem bonito e homogêneo. Acerte o sal. Forre o fundo de um refratário com 
um pouco do molho, para que a massa não grude. Junte os camarões ao restante do 
molho e cozinhe por poucos minutos, até que fiquem rosados (depois termina 
de cozinhar no forno).

6. Com a massa já fria, recheie as conchar com um pouco do recheio e feche-as, para 
que o recheio não vaze depois que esquentar. Acomode as conchas lado a lado no 
refratário e cubra com o molho. Evite deixar as conchas muito apertadas ou 
sobrepostas, para que o prato fique com bastante molho.



7. Polvilhe queijo parmesão ralado e leve ao forno pré aquecido para gratinar. Se 
quiser enfeitar com camarões grandes, leve-os ao fogo em uma panela com um fio de 
óleo e sal, junte um pouco de água e faça-os ao bafo. Quando o prato estiver 
gratinado, decore com os camarões grandes e raminhos de manjericão.




Concha de queijo, mussarela, gorgonzola, camarão, molho de tomate rosé. Concha Harmoniza com Chardonnay, Chianti, Espumant Brut, Sauvignon Blanc.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sagu Soltinho

Dica: FLAMBAR ALIMENTOS: O QUE É? PRA QUE SERVE?

Licor de Jambo