60 receitas rápidas e simples para jantar com os amigos

  Escrito por Vanessa Herrmann


Receitas rápidas e simples podem ser uma ótima pedida para um jantar com os amigos. Até porque, no meio de conversas e risadas, ninguém gosta de dar a atenção para as panelas, não é mesmo? Esse momento de descontração merece pratos gostosos, mas que não deixem ninguém preso à cozinha.
Pensando nisso, essa seleção de receitas se encaixam muito bem nesse momento. As opções são de entradas, pratos principais, acompanhamentos e até mesmo sobremesas! Tudo isso para que sua noite seja especial, divertida e ao mesmo tempo gostosa.
Se você ficou curioso, basta conferir a lista abaixo e anotar as delícias que mais te agradam para testar em casa.

Entradas


FOTO: REPRODUÇÃO / COZINHA TRAVESSA
1. Figos assados: nessa receita, figos são recheados com mel, presunto parma e azeite e, depois, levados ao forno baixo por aproximadamente dez minutos. Após tirar o petisco do forno, basta acrescentar um pouquinho de cream cheese e seu prato estará pronto para ser apreciado.
2. Espetinho de batata e linguiça: que tal preparar uma entradinha prática e supereconômica? Essa é a proposta desta receita em que pedaços de linguiça são envoltos por fatias finas de batata e, depois, fritos. O passo a passo é extremamente prático, mas você pode se surpreender e agradar seus amigos com o resultado final.
3. Chips de abobrinha: se você quer um petisco com uma pegada mais saudável, essa receita pode ser uma excelente escolha. Aqui, fatias de abobrinha são bem temperadinhas e levadas ao forno por apenas alguns minutos. Uma dica importante é virar os legumes enquanto estiverem assando, assim, o resultado será bem crocante.
4. Cestinha de frango: já pensou em fazer cestinhas com massa de pastel? É isso que você vai aprender nesta receita, que tem como recheio frango, requeijão, champignon, tomate e alguns temperos que dão um toque especial de sabor ao petisco.
5. Patê de alho-poró: se além de praticidade, você busca uma receita que evite o desperdício, essa, de patê de alho-poró, pode cair muito bem no seu próximo jantar entre amigos. A sugestão é usar as folhas verdes, que, normalmente, são jogadas fora. Além de aproveitar todo o alimento, você ainda pode se deliciar com o resultado final!
6. Caponata: essa caponata de legumes combina abobrinha, berinjela, pimentão amarelo, pimentão vermelho, uva passa, azeite de oliva, vinagre balsâmico, açúcar, sal, pimenta e folhas de manjericão. O preparo é extremamente simples e esse é um ótimo petisco para servir acompanhado de pães ou torradas.
7. Palitos de legumes: outra opção para quem quer um petisco saudável são esses palitos de legumes. Aqui, a sugestão é usar cenoura, batata, mandioquinha e batata doce. Todos eles são temperados e levados ao forno por aproximadamente 1 hora.
8. Tomate recheado: essa é uma ótima receita para quem quer servir uma entrada que até pareça ser complicada, mas que é muito simples de ser feita. Aqui, os tomates são recheados com cuscuz marroquino e calabresa. Essa é uma combinação de sabores que pode deixar seus convidados com água na boca!
9. Canapé de legumes: nessa receita, você aprende a fazer canapés de legumes que são servidos com patês de tomate seco e cenoura. Essa é uma ótima opção para os vegetarianos e veganos!
10. Patê de cebola: o patê de cebola é um alimento que pode agradar os mais variados paladares e ainda é bem versátil, já que pode ser servido com torradas, legumes ou outros acompanhamentos. Para fazer esse petisco em casa, você vai precisar combinar cebola, cream cheese, maionese, queijo parmesão, sal, pimenta e noz moscada. Todos os ingredientes são misturados e levados ao forno por aproximadamente 40 minutos.

Saladas


FOTO: REPRODUÇÃO / COZINHA DAL BÓ
11. Quinoa com abóbora: nessa receita, você confere como fazer uma salada que combina abóbora assada com quinoa cozida. Mesmo o prato sendo feito em duas etapas diferentes, o passo a passo é extremamente simples e pode ser executado até mesmo por quem não tem muita experiência na cozinha. Para melhorar ainda mais, o sabor pode deixar qualquer um com água na boca.
12. Folhas com tomate incrementada: combinar folhas com tomate pode ser comum na mesa de muita gente, não é mesmo? Mas, com toques simples, você pode deixar seu prato mais incrementado e com um gostinho especial! Aqui, a sugestão é acrescentar presunto parma e queijo emental para um toque extra de sabor.
13. Cenoura com pupunha: essa é uma salada que não leva apenas cenoura e pupunha, mas também conta com o acréscimo de cogumelos marinados. Mesmo usando apenas três itens, você pode se surpreender com o sabor final desse prato.
14. Salada parisiense: essa é uma salada que combina alface, tomate, queijo, presunto cru, ovo e batata chips. Para deixar o sabor do prato ainda mais gostoso, você também confere como fazer um molho bem básico, mas que faz toda a diferença no resultado.
15. Folhas com nozes: uma salada sofisticada não precisa ser complicada, sabia? Aqui, folhas verdes são combinadas com nozes, peras assadas e queijo gorgonzola. Essa pode ser uma excelente escolha para quem gosta de pratos agridoces.
16. Bifum: você conhece o bifum? Ele é um macarrão de arroz muito comum na culinária oriental, mas que também pode fazer um grande sucesso na sua mesa. Aqui, ele é combinado com pepino e cenoura e conta com um gostinho agridoce, pois o preparo leva açúcar.
17. Salada niçoise: essa é uma salada que faz sucesso ao redor do mundo todo, por isso, ganhou várias adaptações, mas, aqui, você confere como fazer a receita original, que leva alface, tomate, ovo, cebola roxa, atum enlatado, anchovas, manjericão e cebolinha.
18. Grão de bico incrementado: o grão de bico por si só já é delicioso, mas já pensou em servir esse item combinado com cogumelos e batatas? Essa é a proposta desta receita, que é bem simples de ser feita, mas que pode ser um grande sucesso na sua mesa.
19. Beterraba assada: nessa receita, a beterraba é assada e fica com um leve toque crocante, devido a combinação de temperos usados no preparo do prato. Essa é uma opção extremamente simples e prática, mas ao mesmo tempo muito saborosa!
20. Brócolis: o principal ingrediente usado no preparo dessa receita é o brócolis, mas outros itens também entram em cena para deixar o gostinho do prato ainda melhor! São eles: cenoura, cebola roxa, tomate, maçã, queijo parmesão, pistache e salsinha.

Massas


FOTO: REPRODUÇÃO / VAI COMER O QUÊ?
21. Canelone: nessa receita, você confere como fazer um delicioso canelone com massa fresca de lasanha e um recheio que combina ricota cremosa, espinafre, queijo parmesão e molho branco. O resultado é um prato bem gostoso e que não dá muito trabalho para ser feito.
22. Panqueca com frango: fazer panqueca em casa pode até parecer algo trabalhoso, mas com um pouco de organização, o passo a passo se torna bem simples, na verdade. Aqui, além do frango, cogumelos e molho branco também entram em cena para deixar o prato ainda mais saboroso e irresistível.
23. Lasanha de frigideira: se você não faz lasanha em casa porque acha que esse é um prato que faz muita bagunça na cozinha, precisa parar para conhecer essa receita de frigideira. Aqui, você confere como fazer tudo com um passo a passo que não é complicado e que ainda não suja muita louça.
24. Macarrão à carbonara: o macarrão à carbonara é um clássico na culinária e isso não acontece apenas pelo seu sabor incrível, mas também porque seu passo a passo é bem simples de ser executado. O prato consiste em uma combinação de espaguete, ovos, bacon e queijo parmesão. A lista de ingredientes é simples, mas o sabor pode deixar seus convidados babando!
25. Macarrão na pressão: que tal preparar um macarrão que suja apenas uma panela? Essa é a proposta desta receita, em que a massa do tipo penne é combinada com caldo de carne, molho de tomate, linguiça calabresa, creme de leite, queijo mussarela e alguns outros temperos que fazem o resultado final ser irresistível.
26. Escondidinho de macarrão: já pensou em fazer um escondidinho que deixa de lado o purê de legumes e dá lugar ao macarrão? Além disso, esse prato também leva dois molhos: bolonhesa e requeijão cremoso. Mesmo sendo supergostoso, o passo a passo é tão simples que pode te surpreender.
27. Rondelli: nessa receita, você confere como fazer um rondelli com massa de pastel, recheio de frango e molho branco como cobertura. A combinação de ingredientes resulta em um gostinho incrível! Para melhorar ainda mais, você não terá muito trabalho na cozinha.
28. Panqueca de milho: se você está procurando por uma receita de panqueca diferente e saudável, essa pode ser a opção ideal para testar em casa e servir aos seus amigos. Aqui, o milho é combinado com inhame, farinha de aveia, água, azeite, fermento, salsinha, sal e óleo. Você pode servir o prato puro ou até mesmo preparar um recheio bem gostoso para uma refeição mais incrementada.
29. Lasanha bolonhesa de micro-ondas: pode até soar estranho, mas sabia que é possível fazer uma lasanha à bolonhesa bem gostosa no micro-ondas? Em menos de 20 minutos, você terá uma massa prontinha para ser servida aos seus amigos.
30. Pizza de iogurte: pizza combina muito bem em um jantar de amigos, não é mesmo? Se for caseira, melhor ainda! Essa é uma massa que mesmo não levando fermento e não sendo sovada, fica bem macia e com uma casquinha crocante. Além disso, você pode deixar sua criatividade fluir e preparar vários recheios diferentes para agradar todos os paladares.

Acompanhamentos


FOTO: REPRODUÇÃO / NA MINHA PANELA
31. Baião de dois: o baião de dois é um prato comum da culinária nordestina, mas pode fazer sucesso em mesas do Brasil inteiro! Ele consiste em uma combinação de feijão verde, arroz e calabresa. O preparo é feito em apenas uma panela e você ainda pode acrescentar um pouco de queijo coalho na finalização para um toque extra de sabor.
32. Omelete de forno: o omelete de forno é um prato bem comum para muita gente, mas, com alguns toques extras, pode ser servido tranquilamente em um jantar entre amigos. Aqui, os ovos são incrementados com queijo e tomate, ingredientes simples, mas que fazem toda a diferença no sabor final.
33. Suflê de cenoura: se você está procurando por um acompanhamento que conte com uma textura bem leve, mas ao mesmo tempo tenha um sabor marcante, essa pode ser a opção ideal. Isso acontece porque aqui é feita uma combinação de cenoura com queijo gorgonzola. Ah, não se esqueça: o suflê sempre deve ser tirado do forno para ser servido em seguida, senão ele murcha e não fica com uma aparência muito atrativa.
34. Cogumelos recheados: se você está procurando por uma receita de acompanhamento um pouco mais sofisticada, deve parar para conhecer essa opção. Aqui, o champignon fresco, também conhecido como cogumelo Paris, é recheado com uma combinação de queijo, farinha de rosca, caldo de carne e temperos.
35. Crostini de ovos: o crostini é um prato que tem como principal ingrediente o ovo e, aqui, ele ainda ganha um toque de chia para uma versão mais saudável. Se você quer sujar apenas uma panela e ficar poucos minutos na cozinha, não deixe de conhecer essa opção.
36. Yakimeshi: o yakimeshi é um prato muito comum na culinária oriental e consiste em um arroz incrementado com cenoura, vagem, presunto, ovos, cebola e cebolinha. Esse é um preparo de uma panela só, mas que pode deixar seu jantar entre amigos muito mais gostoso.
37. Arroz de couve-flor: se você quer uma receita de acompanhamento bem levinho para o seu jantar, essa receita pode ser uma excelente escolha. Aqui, você confere como fazer um arroz falso com couve-flor. O preparo é bem básico e você ainda pode caprichar nos temperos para que o gostinho do prato fique irresistível.
38. Batata cremosa: se você quer unir ingredientes que agradam os mais variados paladares em um único prato, confira essa receita! Aqui, batatas são combinadas com bacon, presunto, queijo e requeijão. A lista de ingredientes é bem curtinha, mas o sabor pode te surpreender positivamente.
39. Batata ao murro: primeiro, a batata ao murro é cozida e, depois, assada e tudo isso com a casca mesmo. O resultado é um legume extremamente macio por dentro e com uma casquinha crocante por fora. Além disso, esse é um acompanhamento que cai muito bem com os mais variados pratos. Já pensou em deixar o arroz de lado e servir essas batatas com strogonoff, por exemplo?
40. Gratinado de queijo: essa é uma receita que fica com uma textura bem leve e até chega a lembrar um suflê. Aqui, ovos são combinados com farinha de rosca, ricota ou requeijão, alho-poró, queijo parmesão ralado e brócolis.

Carnes


FOTO: REPRODUÇÃO / PANELATERAPIA
41. Frango xadrez: o frango xadrez é um prato da culinária oriental que faz sucesso ao redor do mundo todo, por isso, pode ser uma excelente escolha para o seu jantar entre amigos. Aqui, pedacinhos de carne são combinados com legumes e um molho à base de shoyu. O preparo é feito em apenas uma panela e o resultado além de ser gostoso, também é colorido!
42. Kafta: que tal servir kafta em espetinhos para os seus convidados? Essa é uma ótima maneira de deixar a sua noite mais descontraída e, ao mesmo tempo, saborosa. Esse é um prato em que a carne moída é incrementada com vários temperos, como hortelã, salsinha, cebola, pimenta e outros.
43. Atum com quinoa: essa receita é uma boa pedida para quem quer servir uma carne mais saudável. Aqui, o atum leva uma crosta de quinoa e precisa apenas ser selado em uma frigideira, o que faz com que o preparo seja extremamente rápido e prático.
44. Lombo de porco: a carne suína combina muito bem com preparos agridoces e essa é a proposta desta receita. A sugestão é assar o lombo de porco com maçãs, sal, sálvia, melado e manteiga. O bom é que você só precisa temperar os itens e depois fritar por aproximadamente 15 minutos.
45. Carne de panela: carne de panela é um prato confortável, que parece que até faz um carinho no estômago, não é mesmo? O bom é que você só precisa jogar todos os ingredientes na panela e aguardar o tempo de cozimento, que leva menos de uma horinha.
46. Bolo de carne: o bolo de carne é aquele tipo de comida que mãe prepara, mas que você também pode fazer em casa tranquilamente. Aqui, a carne é recheada com bacon e purê de batatas – isso mesmo, bacon e purê de batatas! O preparo é fácil, difícil mesmo vai ser resistir a essa tentação.
47. Medalhão: nessa receita, você aprende a fazer um delicioso medalhão de carne moída com bacon. Além dessa combinação já ser gostosa, os temperos usados também dão um toque especial ao prato, que é feito em pouquíssimo tempo.
48. Filé de frango ao molho: o filé de frango é um corte muito comum, mas não é por isso que precisa ser deixado de lado no seu jantar entre amigos. Aqui, a carne ganha um molho cremoso de champignon, o que dá um toque extra de sabor ao prato.
49. Tilápia com batata: essa receita de tilápia com batata e molho de vinho branco é uma opção bem leve e que pode cair muito bem no jantar. O preparo leva aproximadamente uma hora e depois você pode se deliciar junto com seus amigos!
50. Costelinha de porco: costelinha de porco é tudo de bom, não é mesmo? Ainda mais se for preparada de uma maneira em que tudo fica pronto em poucos instantes. A dica dessa receita é fazer a carne em uma panela de pressão, o que reduz o tempo de preparo e ainda não suja muita louça.

Sobremesas


FOTO: REPRODUÇÃO / MALAS E PANELAS
51. Fondue de doce de leite: esse fondue de doce de leite é uma ótima opção para quem está com preguiça e quer uma sobremesa pronta em apenas alguns minutinhos. Só é preciso misturar esse ingrediente com creme de leite em uma panela de fondue e, depois, servir com frutas de sua preferência – a sugestão é usar maçã e banana!
52. Creme brûlée: o creme brûlée é uma sobremesa típica francesa e, por isso, muita gente acha que seu preparo é muito complicado, mas isso não é bem verdade. O passo a passo é simples, mas deve ser seguido à risca para um resultado de sucesso. Depois disso, você e seus amigos podem se deliciar com esse delicioso creme que conta com uma casquinha crocante.
53. Petit gâteau: o petit gâteau é outro clássico francês que pode ser reproduzido tranquilamente em casa. Esse bolinho com um recheio cremoso servido com uma bola de sorvete de creme conquista os mais variados paladares, pode apostar! Ah, só não esqueça de ficar de olho no tempo e na temperatura do forno.
54. Mousse de chocolate: a mousse de chocolate além de ter um preparo muito simples, ainda leva de poucos ingredientes. Para fazer essa sobremesa em casa, você vai precisar de chocolate meio amargo, creme de leite e leite condensado. Além disso, essa é uma opção que agrada os mais variados paladares.
55. Morango ao creme: quer uma sobremesa pronta em apenas cinco minutos? Então, basta anotar as dicas dessa receita. Você só precisa colocar em um refratário morangos, amêndoas em lascas, chantilly e sorvete de creme. Outra opção é montar o doce diretamente em potinhos para servir porções individuais.
56. Brownie de micro-ondas: para fazer essa receita, você só precisa misturar todos os ingredientes e levar o brownie ao micro-ondas por um minutinho. Porém, essa é a medida para uma porção individual, então, cada convidado terá que esperar a sua vez de se servir.
57. Banana caramelada: banana caramelada é tudo de bom, não é mesmo? Além de um gostinho incrível, essa sobremesa conta com uma cor que pode deixar qualquer um com água na boca. Além disso, se você quiser incrementar sua sobremesa, a dica é servir o doce acompanhado de uma bola de sorvete de creme.
58. Flan de morango: para quem gosta de combinar texturas e sabores diferentes, essa receita de flan pode ser uma ótima alternativa. Aqui, o passo a passo é tão simples, que você vai até ficar surpreso com o resultado final.
59. Gelatina colorida: você até pode achar que a gelatina é uma sobremesa muito simples para ser servida em um jantar de amigos, mas, aqui, ela ganha um creme que faz com que sua a aparência e sabor fiquem muito mais gostosos.
60. Bombom na travessa: essa é uma receita tão simples e tão gostosa, que você vai querer fazer sempre! Para testar essa opção em casa, é preciso forrar o fundo de um refratário com um creme branco, rechear com uvas e cobrir com ganache de chocolate. Não se preocupe, porque você aprende a fazer tudinho na receita e ainda pode variar na fruta para não cair na rotina.
É possível preparar um jantar completo e gostoso sem perder muito tempo na cozinha, como você pode perceber! E não é só isso, se você gosta mesmo de praticidade, ainda pode conferir receitas de lanches rápidos para testar em casa.

Créditos: Receiteria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sagu Soltinho

Dica: FLAMBAR ALIMENTOS: O QUE É? PRA QUE SERVE?

Licor de Jambo