70 receitas para um jantar rápido que vão matar sua fome em instantes

Com a correria do dia a dia, conseguir preparar um jantar rápido e que também seja gostoso se torna uma tarefa imprescindível. Assim, não é preciso recorrer a refeições prontas ou comidas de rua, já que as caseiras são sempre melhores.
O que atrapalha, muitas vezes, nesse processo é a falta de criatividade ou de conhecer opções que sejam práticas, mas que não deixem a desejar no quesito sabor. Para que essa tarefa seja mais prática, você só precisa das dicas certas.
Se você quer cozinhar mais em casa, mas sem perder muito tempo na cozinha, não deixe de conferir a lista abaixo e se deliciar com uma comidinha feita com carinho.

Entradas para um jantar rápido

FOTO: REPRODUÇÃO / FRUFRUTA
1. Ceviche: de origem peruana, o ceviche é um prato feito com peixe cru marinado que fica bem refrescante, ideal para o clima tropical do Brasil. Aqui, a tilápia é escolhida como item principal, mas manga, cebola roxa, limão, pimenta, sal e salsinha também entram em cena para incrementar o gostinho dessa delícia.
2. Canapé de parmesão: nessa receita, você confere como montar canapés que usam como base biscoito de parmesão e cobertura de tomate assado e creme de ricota. A sugestão é preparar o biscoito em casa, mas se você estiver com muita pressa, pode usar uma torradinha ou um biscoito já comprado pronto.
3. Espetinho de frango: para quem adora carne, servir espetinhos de frango como entrada pode ser uma maneira simples e descontraída de forrar a barriga enquanto a refeição principal não fica pronta. Para que o resultado não seja muito sem graça, você aprende como fazer um tempero bem caprichado.
4. Crostini: nessa receita, fatias de pão ciabatta são cobertas por uma maionesa de manjericão caseira e tomatinhos confitados. Com um modo de preparo simples, você pode surpreender tanto pela aparência, quanto pelo sabor.
5. Palitinhos com geleia: essa opção é mais uma dica do que uma receita propriamente dita, já que só é preciso montar o petisco. Aqui, a sugestão é enrolar palitinhos salgados de queijo com fatias de mussarela e servir com geleias de sua preferência, mas se você não souber qual usar, pode ser de pimenta e de frutas vermelhas sem açúcar.
6. Caponata: tem muita gente que não faz caponata em casa por achar que esse é um prato muito demorado, mas, com essa receita de frigideira, seus problemas acabaram. O tempo na cozinha é curtinho, mas o sabor é irresistível. Aqui, a combinação é feita com abobrinha, berinjela, pimentões vermelho e amarelo e uvas passas brancas, além de açúcar, vinagre, azeite e temperos.
7. Cestinha de frango: aqui, a proposta da receita é transformar massa de pastel em cestinhas que são recheadas com frango desfiado e requeijão. Para quem está com o orçamento apertado, mas quer apresentar uma entrada bem bonitinha, essa pode ser uma ótima escolha. Além disso, a lista de ingredientes não é extensa.
8. Carpaccio de abobrinha: se você está procurando uma receita de entrada extremamente simples de ser feita e que ainda seja leve e refrescante, acabou de encontrar a opção ideal. Aqui, a abobrinha é cortada em fatias bem finas e coberta com um molho feito com azeite, mostarda e limão. Para finalizar, basta acrescentar queijo parmesão ralado fresco e alcaparras.
9. Sopa de cebola: a cebola não precisa ser usada apenas como coadjuvante para o tempero de pratos, também pode ser o ingrediente principal da sua receita e essa sopa está aqui para provar isso. De origem francesa, essa é uma entrada com sabor marcante que pode fazer o maior sucesso durante o seu jantar.
10. Steak tartare: já pensou em preparar uma receita de steak tartare direto de um restaurante francês? Aqui, você confere todas as dicas para preparar uma entrada que pode surpreender qualquer um. Só não se esqueça que como a carne é servida crua, ela deve ser de altíssima qualidade e deve estar bem fresquinha.

Receitas de acompanhamentos

FOTO: REPRODUÇÃO / BLOG DA MIMIS
11. Berinjela recheada: se você está procurando por uma receita de acompanhamento que seja rico em sabor, mas conte com uma baixa quantidade de calorias e muitos nutrientes, essa pode ser a receita ideal. Aqui, a berinjela é recheada com frango desfiado, o que forma uma combinação que pode deixar qualquer um com água na boca.
12. Batata sautée: preparar a batata sautée em casa pode ser mais fácil do que você imagina. Só é preciso descascar e cortar o legume em fatias finas, deixar um pouco de molho na água fria para tirar o excesso de amido e, depois, levar para fritar em um pouco de azeite ou manteiga. Ao contrário do que muita gente pensa, a batata não precisa ser cozida.
13. Cuscuz marroquino: para fazer essa receita em casa, só é preciso ferver água com manteiga e sal, acrescentar o cuscuz e esperar por 5 minutos. Essa é uma opção básica, que pode ser incrementada da maneira que você preferir.
14. Risoto de pera com gorgonzola: pode até soar estranho combinar pera com gorgonzola, mas o sabor suave e levemente doce da fruta combina muito bem com o marcante do queijo. Além disso, a cremosidade do risoto pode fazer um grande sucesso na sua mesa de jantar.
15. Arroz à piamontese: o arroz à piamontese é um prato brasileirissímo, em que o grão é feito de maneira tradicional e, depois de pronto, é incrementado com um molho feito com vinho branco, creme de leite, champignon fresco, mussarela, parmesão, noz-moscada, sal e pimenta-do-reino.
16. Suflê de cenoura: preparar um suflê em casa não é uma tarefa complicada e muito menos demorada, só é preciso seguir as dicas da receita corretamente, para obter um resultado de sucesso. Aqui, esse prato, que tem como principal ingrediente a cenoura, é incrementado com queijo gorgonzola, para um toque de sabor marcante.
17. Ratatouille: por ser um prato francês, muita gente pensa que o ratatouille é difícil de ser preparado, mas nada disso, ele é bem simples, já que só é preciso cortar os legumes, temperá-los e, depois, levar a combinação ao forno para assar. O passo a passo é simples, mas o resultado é um gostinho que pode deixar muita gente babando.
18. Risoto de mignon: o risoto é um prato coringa, pois é fácil de ser feito e sempre surpreende. Aqui, o arroz arbóreo é incrementado com pedacinhos de mignon e cogumelo shiitake fresco, o que faz com que o sabor seja incrível. Para quem busca uma opção sofisticada, mas com um preparo simples, essa receita pode ser uma ótima escolha.
19. Couve-flor gratinada: se você está procurando uma receita de acompanhamento bem leve para o seu jantar, essa receita de couve-flor gratinada pode ser uma ótima pedida. O legume conta com um sabor suave, mas fica incrível se combinado com queijo.
20. Arroz com aspargos: outra opção de acompanhamento simples de ser feita, mas com um toque sofisticado é essa receita. Aqui, o arroz negro é usado para deixar sua refeição ainda mais charmosa. Para completar, aspargos também entram em cena.
21. Gratinado hasselback: essa é uma receita em que fatias de batatata vão ao forno com um molho que tem o creme de leite como base. Além disso, queijo parmesão ralado é usado na cobertura para uma casquinha crocante e muito saborosa.

Carnes para um jantar rápido

FOTO: REPRODUÇÃO / SABOR SONORO
22. Salmão grelhado: o salmão é um peixe apreciado pelos mais variados paladares e isso não acontece à toa, já que seu sabor suave e sua textura macia são de deixar qualquer um babando. Aqui, você aprende uma opção simples, em que o peixe deve marinar em uma combinação de mostarda, mel, azeite, pimenta e sal e, depois, é grelhado.
23. Carne de panela fácil: carne de panela lembra casa de mãe – a textura macia, que desmancha na boca -, melhor ainda se for acompanhada de um caldinho e legumes, não é mesmo? E é exatamente desse jeito que você aprende a preparar a carne nessa receita.
24. Frango ao molho de laranja: dar um sabor novo ao filé de frango grelhado do dia a dia não precisa ser uma tarefa difícil. Aqui, a sugestão é preparar um molho que leva suco de laranja, açúcar, manteiga, amido de milho e um pouco de manjericão para polvilhar. Com dicas simples, é possível saborear uma refeição deliciosa.
25. Mignon: preparar o filé mignon perfeito é uma tarefa rápida, você só precisa das dicas certas para obter esse resultado. Aqui, além de aprender como fazer a carne, você também pode conferir o passo a passo de um risoto de ementhal para ser servido como acompanhamento. A combinação fica incrível, pode apostar. E o melhor de tudo: sem ter muito trabalho na cozinha.
26. Chop suey rápido: nessa receita, você aprende a preparar um prato que combina tirinhas de carne suína com legumes e um molho oriental. É uma opção simples, mas com um sabor marcante que pode deixar qualquer um com água na boca.
27. Atum com quinoa: se a sua pressa é muito grande, essa receita, em que filés de atum são apenas selados em uma frigideira, pode ser uma ótima pedida. Porém, primeiro, é preciso fazer a crosta de quinoa, para depois levar o peixe ao fogo.
28. Costelinha de porco na pressão: é possível preparar uma boa costelinha de porco de diversas maneiras e mesmo que a assada seja uma opção que faça muito sucesso, se você não tiver muito tempo, ela deve ser deixada de lado. Para isso, você pode conferir essa receita, em que a carne é feita na panela de pressão, o que faz, além do preparo ser rápido, o passo a passo ser bem simples.
29. Frango kerala: não se assuste ao ver a grande quantidade de ingredientes que essa receita pede, já que a grande maioria deles são apenas temperos. Como esse é um prato indiano, o sabor é bem marcante, ideal para quem gosta de carnes bem temperadinhas.
30. Bife acebolado: por mais que o bife acebolado seja um clássico na mesa dos brasileiros, não é todo mundo que sabe fazer esse prato em casa. Se você se encaixa nesse grupo de pessoas, não deixe de conferir todas as dicas dessa receita para obter um resultado de grande sucesso.
31. Frango oriental: em menos de 20 minutos é possível preparar um frango bem suculento servido com um molho oriental que pode deixar qualquer um com água na boca. Além da carne e do molho, pimentão e amendoim entram em cena para incrementar o sabor do prato.

Saladas para um jantar rápido

FOTO: REPRODUÇÃO / MOLDANDO AFETO
32. Tomates confitados: nessa receita, só é preciso cortar os tomates ao meio, jogar alguns temperos por cima deles e levar ao forno para assar. A praticidade é grande, mas você pode se surpreender com o sabor final dessa delícia.
33. Salada de folhas verdes: uma salada de folhas verdes sempre cai bem, não é mesmo? Mas que tal incrementá-la com peras assadas, nozes e gorgonzola? Se você quer uma opção sofisticada e simples de ser feita, essa pode ser a pedida ideal.
34. Salada de brócolis: para preparar essa receita em casa, só é preciso colocar o brócolis em água fervente por 1 minuto e, depois, transferi-lo para uma tigela com água gelada e pedras de gelo. Esse passo a passo faz com que o legume fique bem verdinho e crocante.
35. Salada maní: a salada maní combina folhas verdes, broto de alfafa, tomate-cereja, torradas de alho, pupunha, parmesão ralado e um molho caseiro bem gostosinho. Se você gosta de uma salada com vários sabores, essa receita pode ser uma ótima escolha.
36. Salada de quinoa com maçã: a quinoa é um alimento altamente nutritivo e só por isso já vale a pena ser inserida em seu cardápio, mas, além disso, esse grão conta com um preparo prático e gostinho suave. Aqui, ele é combinado com maçã para um toque agridoce.
37. Lentilhas com romã: combinar lentilha com romã pode ser uma maneira extremamente prática de sair da rotina, sabia? Essa pode até parecer uma mistura inusitada, mas para quem gosta de provar novos sabores, é uma boa escolha.
38. Salada de folhas de sorvete: essa é uma receita de salada que deve ser servida em poções individuais. Cada cumbuca deve levar folhas verdes, fatias de presunto parma, pedaços de manga e uma bolo de sorvete. Para cobrir a salada, ainda entra em cena um molho agridoce e sementes de gergelim.
39. Salada roxa: o repolho roxo é o principal ingrediente usado no preparo dessa salada, mas, para reproduzi-la você também vai precisar de cenoura, manga, salsinha, suco de limão, azeite, sal e pimenta. O resultado, além de colorido, é bem refrescante.
40. Salada de banana: usar banana nanica como ingrediente de destaque para o preparo da sua salada pode ser uma ótima escolha se você gosta de pratos adocicados e de inovar na cozinha.
41. Sunomono: essa é uma receita de salada oriental em que o pepino é cortado em fatias bem finas e acompanhado de um tempero agridoce e de gergelim. É uma opção refrescante e que combina muito bem com pratos variados.

Pratos rápidos variados

FOTO: REPRODUÇÃO / COZINHA TRAVESSA
42. Pizza de cone: nessa receita, você aprende a preparar uma falsa pizza de cone. A massa tradicional é deixada de lado e dá lugar para o Rap 10, já a sugestão de recheio é usar sardinha, mussarela, molho de tomate e uns temperinhos. O bom dessa receita é que você sempre pode variar nos itens do recheio para não cair na rotina.
43. Lasanha de frigideira: lasanha, normalmente, é um prato que dá trabalho para ser feito e exige um pouco de habilidade, mas, com essa receita de frigideira, até quem não tem muita experiência na cozinha pode fazer um prato de sucesso e sem passar muito tempo cozinhando.
44. Kibe vegetariano: pode soar estranho preparar um kibe vegetariano, mas, aqui, o trigo é combinado com ricota. Além disso, uma grande quantidade de temperos é usada para deixar o gostinho perfeito. Como essa é uma receita de forno, o resultado é bem saudável.
45. Escondidinho de carne: preparar um purê de batatas recheado com carne moída refogadinha não é muito trabalhoso, certo? E é assim que esse prato é feito, além de levar uma generosa cobertura de queijo ralado que garante uma casquinha bem crocante.
46. Omelete de forno: o omelete é um prato clássico para quando bate aquela fome e a pressa para comer uma jantinha em poucos minutos é grande, mas você já pensou em fazer esse prato no forno e com o acréscimo de queijo e tomate? Aqui, você confere todas as dicas para obter um resultado de sucesso.
47. Bolinho de arroz: se você quer reaproveitar aquele arroz que sobrou do almoço para o preparo da janta, pode conferir essa receita. Aqui, o grão é combinado com frango e aveia para o preparo de bolinhos que ficam com um sabor delicioso e parecidos com nuggets. Se você gosta de evitar o desperdício, não deixe de conferir o passo a passo.
48. Fricassê de frango: combinar creme de milho com frango cremoso e batata palha pode ser uma maneira bem gostosa de terminar o dia. Aqui, tanto o tempo na cozinha, quanto a lista de ingredientes são curtos, mas o sabor é maravilhoso.
49. Strogonoff de carne: é difícil encontrar alguém que não goste de um strogonoff caprichado, não é mesmo? Mas não é todo mundo que sabe preparar esse prato clássico na mesa dos brasileiros. Se você se encaixa nesse grupo de pessoas, não deixe de conferir todas as dicas desta receita.
50. Batata rosti: a receita original de batata rosti, ou suíça, como algumas pessoas chamam, não é muito simples de ser preparada, mas, com algumas adaptações, é possível preparar o prato sem perder muito tempo ou fazer a maior bagunça na cozinha.
51. Rolinho vietnamita: essa é uma receita em que uma massa de arroz é recheada com bifum e legumes. O legal dessa receita é que você pode variar sempre nos ingredientes usados no recheio, assim, é possível aproveitar a massa de arroz.

Sobremesas para um jantar rápido

FOTO: REPRODUÇÃO / DANI NOCE
52. Grand gâteau: já pensou em incrementar o clássico petit gâteau? Essa é a proposta desta receita em que o bolinho de chocolate é acompanhado de um picolé, calda de chocolate e morangos. Se você quer uma sobremesa que já surpreenda logo pela aparência, essa pode ser a opção ideal.
53. Cheesecake de limão: o cheesecake é uma sobremesa que agrada os mais variados paladares e, aqui, ele conta com um gostinho bem especial, já que leva limão e manjericão. Para quem gosta de sobremesas que não sejam tão doces, essa receita pode ser uma boa pedida.
54. Verrine de damasco: essa é uma receita de verrine de panacota com purê de damasco. Além disso, é uma opção livre de açúcar refinado, já que o mel é usado para adoçar a sobremesa. Essa é uma opção simples, mas com cara especial e com um toque de frescor e suavidade.
55. Creme brûlée: por ser uma sobremesa clássica francesa, muita gente acha que o creme brûlée é uma sobremesa difícil e demorada de ser preparada, mas não é bem assim. Esse é um doce que leva apenas 5 ingredientes, então, só é preciso ficar atento ao tempo de forno, que a chance de sucesso será grande.
56. Sorvete de Ninho com morango: o passo a passo desse sorvete de leite Ninho com morango é bem rápido, o único problema é que você precisa esperar que o doce fique com a consistência bem firme antes de servir. Mas, como o tempo na cozinha é curtinho, esse não é um grande obstáculo, certo?
57. Flan de chocolate: se você é do tipo de gente que ama uma sobremesa com chocolate, pare para conhecer essa receita que está liberada para quem não consome ingredientes de origem animal ou para os intolerantes à lactose. O resultado é tão bom, que quem experimentar vai achar que esse é um flan tradicional.
58. Pavê de maracujá: pavê não precisa ser sinônimo de um prato complicado e você perceberá isso depois de conhecer essa receita. Aqui, uma mousse de maracujá é incrementada com biscoito de maisena e calda feita com a mesma fruta.
59. Panna cotta de caramelo: um creme com sabor suave coberto com calda de caramelo pode ser uma excelente escolha para quem gosta de sobremesas refrescantes. Se o trabalho na cozinha for curto, melhor ainda, não é mesmo? Além disso, se você servir em porções individuais, o resultado fica uma gracinha.
60. Pudim de chia: se você tá procurando por uma sobremesa saudável e que ainda conte com uma aparência charmosa, o pudim de chia pode ser perfeito. Aqui, morangos também entram em cena para incrementar o sabor do doce, mas você pode usar a fruta de sua preferência ou até mesmo combinar várias delas.
61. Bombom de travessa: bombom de travessa é aquela sobremesa perfeita para um jantar com bastante gente. Além de a porção ser grande, é difícil encontrar quem resista à combinação de morango, creme e chocolate.

Bebidas para acompanhar o jantar

FOTO: REPRODUÇÃO / COZINHA TRAVESSA
62. Drink de melancia: essa é uma receita que pode ser feita com ou sem o acréscimo de vodka, tudo depende se você está no clima de uma bebida alcoólica ou não. Aqui, a melancia é a protagonista do drink, que também leva limão, açúcar e hortelã.
63. Drink sunrise: para fazer esse drink em casa, você vai precisar de vodka, suco e fatias de laranja, cerejas e grenadine. É uma opção que leva vários ingredientes, mas o resultado da bebida é tão gostoso, que vale a pena testar em casa.
64. Sangria: nessa receita, o drink é feito com vinho, suco de laranja, refrigerante de limão, açúcar, abacaxi, limão e laranja. Como leva várias frutas, é uma bebida perfeita para os dias quentes de verão. A quantidade de vinho usada não é muito grande, por isso, o resultado tem um teor alcoólico pequeno.
65. Gin tônica com pepino: gin tônica é uma bebida que agrada os mais variados paladares e que pode ganhar muitas versões. Aqui, o pepino entra em cena para um toque extra de sabor.
66. Caipirinha três limões: caipirinha de limão é uma paixão dos brasileiros, mas já pensou em usar três variedades da fruta para o preparo da bebida? Aqui, você pode usar limão galego, cravo e tahiti. Além disso, você vai precisar de cachaça, açúcar e gelo.
67. Suco de kiwi com pera: combinar kiwi com pera pode ser uma pedida simples para uma bebida com um sabor especial. Além das frutas, você só vai precisar de água e açúcar para preparar essa bebida em casa.
68. Suco de laranja com morango: o suco de laranja é um dos queridinhos de muita gente, mas já pensou em dar um toque extra de sabor para a bebida com o acréscimo de morangos?
69. Mojito sem álcool: o mojito sem álcool é feito com limão, morango, açúcar, refrigerante de limão, hortelã e gelo. Caso você queira a versão alcoólica do drink, basta acrescentar uma dose de rum.
70. Soda de maçã verde: para preparar essa receita em casa, você vai precisar apenas de água, açúcar, maçãs verdes e limão. Com ingredientes simples, é possível fazer uma bebida refrescante e muito saborosa.
Um jantar rápido também pode ser muito gostoso, como você pode ver nas receitas acima. Se você não tem tempo de sobra ou só não gosta de ficar muito na cozinha, pode fazer um bom proveito dessas opções, porém, se quiser testar opções mais elaboradas, confira receitas especiais para o almoço de domingo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sagu Soltinho

Dica: FLAMBAR ALIMENTOS: O QUE É? PRA QUE SERVE?

Licor de Jambo