Folhado de Tomate e Tapenade

Eu adoro quando uma receita me atrai e eu tenho todos os ingredientes em casa. Dessa vez, não foi bem uma receita, mas uma foto que eu vi no Pinterest e que me deixou com água na boca. Como não consegui achar a receita, decidi reproduzir em casa como eu pensei que tinha sido feito o folhado, com queijo, tomates e tapenade.

Você não sabe o que é Tapenade? Calma que eu te explico... Tapenade é uma pasta feita com azeitonas, alcaparras, anchovas e azeite de oliva. É mais comum usar as azeitonas pretas, e se você gosta de azeitonas, não sabe o que está perdendo... Eu fiz o meu sem a anchova, porque eu não tinha em casa. Ficou muito, mas muito bom mesmo! E nem preciso dizer que acabou rapidinho né...

Ah, e existem várias formas de degustar o Tapenade, fica perfeito para servir como pastinha com torradinhas, com peixes, carnes, e até em pizza!

Para este folhado, não tem segredo nenhum, e pode apostar nele, ficou bom demais. Eu fiz duas porções, mas você pode adaptar para servir de entradinhas fazendo quadradinhos pequenos, ou até mesmo um retângulo grande, para servir em fatias.

Só não deixe de experimentar. Fica um arraso! 


Folhado de Tomate e Tapenade

Serve 2 pessoas

Você vai precisar de:
  • Massa folhada
  • Tapenade
  • Queijo Mussarela
  • Tomate sem pele e sem sementes em pétalas
  • Manjericão


Para o Tapenade:

  • 100 gr de Azeitonas Pretas sem caroço
  • 1 dente de Alho grande
  • 1 colher de sobremesa de Alcaparras
  • 100 ml de Azeite Extravirgem
  • 2 ou 3 colheres de sopa de suco de Limão (a gosto)

Preparo:

1. Comece pelo Tapenade, batendo todos os ingredientes no liquidificador ou no processador. Experimente para acertar o sal, se for necessário. Eu não usei. Também coloquei o limão aos poucos, para cuidar da acidez. Esta pastinha você pode guardar na geladeira por até um mês, mas acredite, não vai durar...
2 . Para o folhado, corte a massa folhada do tamanho desejado. Eu dobrei as laterais para fazer um charminho. Espalhe um pouco de tapenade, cubra com queijo mussarela, coloque as pétalas de tomate e mais um pouco de tapenade e leve ao forno pré aquecido até dourar. Finalize com as folhas de manjericão.





Pesquisa personalizada

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sagu Soltinho

Dica: FLAMBAR ALIMENTOS: O QUE É? PRA QUE SERVE?

Licor de Jambo