Fígado Acebolado



O suculento fígado de vitela.
Fígado é uma daquelas comidas de amor e ódio. Ou a pessoa ama de paixão, ou detesta, de não querer nem olhar. Acredito que seja um trauma de infância.
Um dos alimentos mais ricos em ferro, proteínas e vitamina A, é o prato perfeito para a criançada crescer forte e sadia. E era literalmente empurrado garganta abaixo dos pequenos. Difícil conhecer alguém que escapou desta “tortura”.
Mas, sempre é tempo de mudar. Esta receita típica de Veneza leva fígado de vitela, bem mais suave que o de boi e bem mais tenro. Seu sabor se completa com as cebolas caramelizadas.
Uma receita simples, onde o único cuidado a ser tomado é o tempo de cocção da carne, que deve ser rápido, apenas o suficiente para tostar por fora e deixar rosado por dentro.

INGREDIENTES (4 pessoas)
500 g de fígado de vitela
250 g de cebolas em fatias finas
Azeite de oliva extravirgem

PREPARO
     Retire todas as veias e peles que ainda possam estar na carne. Corte o fígado em tiras finas.
     Em uma frigideira não aderente, aqueça 3 colheres (sopa) de azeite. Coloque a cebola e tempere generosamente com sal. Tampe a panela e cozinhe por 20 minutos em fogo muito baixo, até que a cebola esteja com uma coloração âmbar. Retire com uma escumadeira e deixe em papel toalha, deixando o azeite na panela.
     Na mesma frigideira, complete com mais azeite (se necessário) e deixe esquentar muito bem (isto é importante, pois impede a carne de grudar no fundo da panela).
     Cubra o fundo da frigideira com uma parte do fígado e frite por 1 minuto, até mudar de cor para castanho. Vire e repita o mesmo processo. Tranfira para um prato aquecido e tempere com sal e pimente-do-reino moída na hora. Frite o restante do fígado da mesma maneira.
     Apague o fogo e coloque a cebola novamente na panela. Adicione a carne e misture tudo. Sirva imediatamente, como um tira-gosto ou acompanhado de um risoto simples.
     Fígado de vitela servido à moda veneziana é delicioso. Para mudar o conceito sobre esta carne tão macia e suculenta.

Pesquisa personalizada

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sagu Soltinho

Dica: FLAMBAR ALIMENTOS: O QUE É? PRA QUE SERVE?

Licor de Jambo