Seja bem-vindo ao Meu Blog
Um espaço onde você organiza seus assuntos culinários e troca experiências com uma comunidade de milhares de pessoas!
Este blog reune as receitas e dicas selecionados dos melhores programas de TV, Internet, Revistas e Livros, para facilitar a vida dos apaixonados pela gastronomia e até ajudar as pessoas que não entende nada sobre culinárias. Bom Proveito e Bom Apetite!
3 receitas de berinjela para seu cardápio
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
Berinjela é versátil e a chef Débora Wagner ensina combinações variadas para a criação de pratos leves e deliciosos
Por Luciana Hübner*
A natural Chef Débora Wagner, lá do Recife, ensina três receitas fáceis com berinjela: uma caponata versátil que pode fazer parte do cardápio desde o café da manhã até o jantar, além de canelones um berinjela à bolonhesa para refeições bem levinhas.
Caponata de Berinjela é uma receita versátil (fonte: reprodução Instagram)
Caponata de Berinjela
Ingredientes:
¼ de xícara de azeite de oliva
1 cebola roxa picada
4 berinjelas médias cortadas em cubos (deixar de molho em água quente por 5 minutos e escorrer)
3 dentes de alho picados
¼ xícara de passas sem sementes
2 folhas de louro
1 pimentão vermelho fatiado em tirinhas
1 pimentão amarelo fatiado em tirinhas
1 pimenta vermelha fatiada finamente
Sal marinho ou sal rosa moído
Pimenta do reino e pimenta branca
Noz moscada rapada
¼ xícara de nozes picadas
Modo de fazer:
Refogue os ingredientes nesta ordem, deixe tomar consistência com 25 a 30 minutos de cozimento mexendo sempre.
Berinjela à Bolonhesa da Débora Wagner (foto: reprodução Instagram)
Berinjelas à bolonhesa
Corte as berinjelas ao meio e grelhe na frigideira. Depois, monte com o molho bolonhesa, molho de tomate e queijo mussarela para gratinar
Molho de Tomate
10 tomates bem maduros, cortados em cubos, sem pele
1 cebola grande picada
1 colher de sopa de alho picado
1 talo pequeno de salsão picado
1 pimentão vermelho picado
½ xícara de folhinhas de manjericão
¼ xícara de azeite de oliva
Doure a cebola no azeite e adicione o alho, o salsão, o pimentão e, por último, os tomates picados. Refogue e adicione o manjericão picado. Se necessário, adicione um pouco de água durante o cozimento. Adicione, por último, antes de servir, folhinhas inteiras de manjericão. Não é preciso liquidificar nem peneirar.
Molho à Bolonhesa é usado no recheio da berinjela (foto: reprodução Instagram)
Molho bolonhesa
Aqueça uma frigideira e adicione 1 colher de sopa de azeite de oliva. No fogo baixinho, doure ¼ de cebola picadinha.
Adicione 500g de carne moída, aumente o fogo e mexa até a carne ficar soltinha e completamente cozida. Tempere com sal rosa, pimenta branca e páprica doce. Adicione duas xícaras do molho de tomate e deixe cozinhar por pelo menos 10 minutos.
Canelones de berinjela (foto: reprodução Instagram)
Canelones de berinjela com recheio de queijo fresco, nozes e passas brancas ao molho de tomate caseiro
Grelhe em uma frigideira untada com azeite, fatias finas de berinjela crua (fatie no comprimento), deixe dourar dos dois lados, ficam macias e firmes, cozidas completamente.
Depois das fatias grelhadas, recheie com a mistura de ½ xícara de queijo fresco amassadinho (cottage ou ricota ou bursin ou tofu macio) + 1 colher de sopa de uvas passas brancas + 2 colheres de sopa de nozes picadas + sal rosa, pimenta do reino e noz moscada ao seu gosto. Sirva com molho de tomares caseiro e folhinhas de manjericão.
Conheça os cortes de carne de boi Cortes de Gado Bovino Raquete Também conhecido como raqueta, ganhadora, sete, língua e segundo coió. Pode ainda ser chamado de marucha (espanhol), paleron (francês) ou blade clod (inglês). Mais musculoso que o acém, com fibras longas e gordura concentrada, é uma carne muito saborosa. A raquete, bem cozida ou moída, rende excelentes molhos, cozidos, assados, bifes e ensopados. Peixinho Também conhecido como coió, lagartinho-da-pá, lagarto do braço, lombinho e tatuzinho da paleta. Pode ainda ser chamado de chingolo (espanhol), jumeau (francês) ou chuck tender (inglês). Tem fibras curtas e magras, sendo mais rijo que o acém. Sendo bem cozido ou moído, o peixinho rende excelentes molhos, cozidos e ensopados. Pode ser também assado, usado como carne recheada ou escalopes ao molho madeira. Miolo da paleta Também conhecido como centro da paleta, coração da paleta, pá, cruz machado, carne de sete, posta gorda e posta de paleta. Pode...
Sagu de vinho Receita: 9 xícaras de água 1 1/2 xícara de sagu Fazer a noite. Leve para ferve em uma panela. Ferveu desligue e deixe descansar até o dia seguinte. No outro dia lave em água corrente para tirar a baba. Ai que esta a dica para que ele fique soltinho. Não lave muito se não vai ficar vinho e as bolinhas de sagu boiando. Depois que lavou volte para a panela e coloque 2 1/2 xícaras de vinho tinto suave 1 1/2 xícara de açúcar Leve para ferver... ferveu marque 15 minutos e esta pronto. Crédito à: Luciana Batagello Andrade
TABELA DE PESOS E MEDIDAS Como aqui no blog faço receitas caseiras para o dia a dia, eu uso medidas caseiras, como xícaras e colheres. Para facilitar, uso recipientes graduados, com as medidas padrão, isso porque uma xícara caseira pode variar o tamanho. Então, eu aconselho a todos terem esses recipientes graduados em casa. Tem modelos em plástico, bem baratinho. E o bom é que, em muitos deles, dá para fazer conversões de medidas, se uma receita pede por exemplo, 200 g de farinha de trigo ao invés de pedir em xícaras, no copo medidor dá para você medir a farinha. PESOS E MEDIDAS USADOS NO BLOG 1 xícara de chá – 240 ml 1 copo de requeijão – 250 ml 1 copo americano – 200 ml 1 litro – 1.000 ml (4 copos de requeijão) 1 cálice – 3 colheres de sopa 1 colher de sopa – 15 ml 1 colher de chá – 5 ml 1 lata de leite condensado – 395 g 1 lata de creme de leite – 300 g 1 caixinha de creme de leite – 200 g 1 vidro de leite de coco – 200 ml COMO MEDIR LÍQUIDOS Ponha o recipiente graduado, ou a xíc...
Comentários