Hambúrguer

6 DEZEMBRO, 2013 - POR ANA CAROLINA LEMBO E JOSÉ LUIZ SOARES
Crédotos: Do Pão ao Caviar
IMG_3518

Acho que quase todos que nos seguem no Instagram sabe que eu a Ana somos viciados em hambúrguer. Semana passada nós fizemos uma “hamburgada” aqui em casa que ficou um espetáculo!!
A alguns dias atras eu estava em um churrasco na casa do meu irmão e um dos primos dele de Goiânia, me passou uma receita de hambúrguer delicioso. Ele descobriu esta receita em uma viagem que ele faz para Nova Iorque, em uma lanchonete que ele me disse que foi a melhor hambúrguer que ele já comeu!
Eu tenho outra receita que eu adoro, mas achei que a dele ficou mais saborosa, na dúvida vou passar as duas. Assim vocês podem experimentar e saber qual é a sua preferência.
A coisa que eu acho mais interessante do hambúrguer é que a você pode usar sua imaginação para criar seus próprios em todos os aspectos, com ou sem pão, o tipo do pão, normal, ciabatta, francês, Italiano, preto, integral e etc… A carne você pode mudar para uma mais magra como a maminha, ou uma mais gorda como a picanha,  já eu uso fraldinha que é uma carne bem vermelha bem suculenta e tem um gosto ótimo.
Nós usamos gordura para dar liga na carne, na minha receita é a própria gordura da fraldinha e a conta é simples, são 15% de gordura em relação ao peso da carne, então para cada um 1 quilo de carne são 150 gramas de gordura.
Os acompanhamentos que vão diferenciar seu hambúrguer, a lista é vasta, mas vou citar alguns: Cebola, alface, maioneses (diversos tipos), ketchup, mostarda, cogumelos, ovo, picles, pimentas, bacon, abobrinha, pimentão e o que mais sua imaginação mandar.
Os queijos são outra parte que essencial no meu gosto aqui vão alguns que também podem ser usados: Gouda, palmira, prato, cheddar, brie, meia cura, mussarela, provolone, gruyére e gorgonzola são os meus preferidos.
Bom vamos a receita que eu já estou com a boca cheia d’água de escrever este post…rsrsrsrsrsr

IMG_3525
Minha receita:
Ingredientes:
  • 1 k de fraldinha bem limpa
  • 150 g de gordura da fraldinha
  • 1 ovo
  • 1/2 cebola grande
  • 50 g de bolacha água e sal
  • Sal e pimenta à gosto
IMG_3520
Hambúrguer com queijo prato e cogumelos
Passe a carne junto com a gordura pelo moedor de carne 2 vezes. Pique a cebola em pedacinhos bem pequenos. Processe a bolacha em um processador até que fique bem moída. Coloque todos ingredientes em um recipiente e misture. Faça bolinhas com 180 g cada uma. Com a mão achate a bolinha dando forma de hambúrguer a ela.
O meu hambúrguer eu fiz na chapa, levou 3 minutos de cada  lado para ficar pronto. Você pode fazer na churrasqueira ou na grelha, vai levar uns 5 minutos para ficar pronto.* Uma dica: Quando virar a primeira vez, coloque o queijo por cima e tampe, espere os 3 minutos, o hambúrguer vai estar pronto e com o queijo derretido.
IMG_3519
Hambúrguer com cheddar e cebola caramelizada
Receita do Hambúrguer de Nova Iorque:
Ingredientes (8 hambúrgueres):
  • 1 k de fraldinha bem limpa
  • 250 g de lombo de porco
  • 200 g de bacon defumado
  • 1/2 cebola grande
  • Sal e pimenta à gosto
Está receita tem um pequeno empecilho, muitos super mercados não moem a  carne de porco. Eu pedi para moer a fraldinha duas vezes e quando cheguei em casa coloquei o bacon no meu processador e deixei até virar uma pasta, retirei, depois coloquei o lombo e processei também. Depois pique a cebola bem fininha e misture tudo. Acerte o sal e a pimenta. Coloque na chapa por 5 minutos de cada lado.IMG_3506
Ele não fica tão rosado quanto a outra receita, mas ele fica cremoso e suculento, fora o gosto maravilhoso que o bacon dá. Eu achei este melhor, depois quando vocês testarem comentem dizendo qual foi o seu preferido.
Outras coisas que eu adoro fazer são:
Cebolas caramelizadas com shoyo : Pique ou fatie as cebolas. Coloque em uma frigideira, as cebolas e um pouco de azeite. Frite-as até que fiquem transparente. Adicione shoyo e açúcar mascavo. Mexa por 5 minutos e retire.
IMG_3510
Maionese de azeitonas : Bata no no liquidificar 200 g de maionese, 100 g de azeitonas pretas sem semente e duas colheres de sopa de azeite.
Maionese verde : Bata 2 xícaras de maioneses, 3 colheres de sopa de salsinha e cebolinha picada, uma colher de café de alho picado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sagu Soltinho

Dica: FLAMBAR ALIMENTOS: O QUE É? PRA QUE SERVE?

Licor de Jambo