Doce de Jambo

Doce de Jambo
Rende aprox. 450g
14 jambos médios, depois de limpos me rederam 385g de jambo
195g de açúcar demerara
80g de morango
Limpe o jambo e corte-os em tiras finas. Coloque em um bowl e reserve.
Retire as imperfeições da casca, corte a fruta ao meio, depois arranque o caroço, recorte a cabeça e o bumbum e corte o jambo em tiras.

É preciso um pouco de força e jeito para tirar o caroço sem se machucar...

...o melhor mesmo é puxar do bumbum para a cabeça. Forçando um pouco pelos lados também sai fácil!
Junte o açúcar demerara, misture e deixe descansar coberto por 10 minutos.
Depois disso você vai notar que se formou um suco denso no fundo do bowl. Junte os morangos cortados da maneira que preferir (só não pode ser muito grande) e misture tudo. 

Despeje tudo em uma panela e leve para cozinhar.
Como foi pouca quantidade, esse doce ficou pronto rapidinho, uns 30 minutos. Deixei cozinhar em fogo médio no início e assim que levantou fervura continuei cozinhando em fogo bem baixo. O meu ponto foi aquele com bem pouco caldo. Ficou mais fruta do que caldo. 
Retire essa espuminha, mais explicações logo abaixo!

Com água fervente, esterilizei dois vidrinhos com capacidade para 200g e coloquei o doce dentro. Tampei bem tampadinho e virei os vidrinhos de cabeça para baixo. Deixei-os assim até ficar um pouco menos quente, cerca de 30 minutos. Depois virei e deixei esfriar por completo.
Tenho alguns toques para passar:
1. Não use um açúcar demerara muito escuro, pois ele tem mais impurezas, isso não é bom para doce e/ou compota alguma;
2. Para essa quantidade comecei a cozinhar em uma panela média, mas assim que o jambo começou a baixar o volume, troquei para uma panela pequena. Isso influência no ponto do doce. Uma vez que a quantidade seja pouca, use panelas menores para obter um resultado mais uniforme. Assim o doce ou compota cozinha mais lentamente e apura-se melhor o sabor e textura do ingrediente escolhido;
3. Tenha sempre reservado uma pequena cumbuca, vasilha ou até mesmo um copo com água limpa e uma colher de sopa para retirar aquela espuminha que se forma durante o cozimento (dessa vez quase que não teve espuminha). Essa espuminha é nada menos que impurezas e não são bem vidas dentro da conserva. Pode formar fungos e isso não é nada legal. Caso abra algum vidro de conserva e o cheiro ou aparência esteja desagradável, então não consuma. Isso pode trazer sérios danos ao seu intestino. E nada de tirar o ruim que tá em cima e comer o resto viu!!!
4. Se quiser fazer uma quantidade maior de doce, é só calcular o açúcar pela metade de jambo ou seja para uma parte de jambo, ½ parte de açúcar => 600g jambo + 300g açúcar.
O uso do morango é opcional. Quis acrescentar, pois precisava de um pouco mais de líquido (não queria usar 50 ml de sumo de limão) e nada melhor que agregar um pouco de sumo de frutas ou, no meu caso, a própria fruta!
Ficou muito gostoso e aconselho o preparo. 
Um forte abraço e uma ótima semana para vocês :)

"DEIXE SEU COMENTÁRIO, CLICANDO NO LINK `Add a comment´ A RESPEITO DA RECEITA" 
→ Acesse os anúncios, assim você estará me ajudando ←

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sagu Soltinho

Dica: FLAMBAR ALIMENTOS: O QUE É? PRA QUE SERVE?

Licor de Jambo