Tapioca Caseira

A tapioca é o polvilho extraído da mandioca ralada.
Mas pode ser o polvilho industrializado

Ingredientes
1 medida de polvilho doce
1 pitada de sal
1/2 medida de água filtrada
A medida vai depender da quantidade que você quer preparar. Para uma tapioca média, 1 xícara da goma é suficiente; mas se quiser, você pode preparar quantidades maiores e já deixar pronta em um pote bem fechado.
Comece colocando o polvilho doce em um recipiente, tempere com um pouquinho de sal e vá acrescentando a água aos poucos e mexendo com cuidado para integrar bem. Você vai obter uma massa estranha, meio seca, meio molhada, que deve descansar por mais ou menos uns 15 minutos para que o polvilho hidrate e fique mais solto. Se exagerar na água, é só acrescentar polvilho aos poucos.
comofazergomatapioca
Após a pausa, é só passar a goma por uma peneira para desfazer os grumos e deixá-la mais fina. Depois disso, você vai ter a massa ou goma de tapioca pronta. Para guardá-la, coloque em um pote bem fechado.
A tapioca recheada é preparada diretamente em uma frigideira quente, sem qualquer tipo de gordura. Cubra o fundo da frigideira com a goma sem deixar buracos ou falhas na superfície e espere ficar firme (mais ou menos 4 minutos). Vire, coloque o seu recheio preferido (manteiga, queijos, queijo e presunto, calabresa moída, frango desfiado com catupiry, goiabada, leite condensado com coco, banana com canela etc.) e deixe por mais uns 2 minutinhos.
fazertapiocarecheada
Na foto, foi utilizada carne seca acebolada com requeijão e salpiquei com salsinha.
Para deixar sua tapioca mais saudável, acrescente à goma diretamente na frigideira, 1 colher de sopa de semente de chia, linhaça ou flocos de aveia, quinoa ou amaranto. Isso faz com que o índice glicêmico da tapioca fique mais baixo, ou seja, o nível de glicose no sangue não sobe tão rápido, o que pode causar hiperglicemia em casos específicos.
Obs. 1: não contém glúten
        2: tenho o passo a passo pra fazer direto da mandioca, ou seja, extrair o polvilho e fazer a tapioca, posso ver depois em minhas apostilas de cursos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dica: FLAMBAR ALIMENTOS: O QUE É? PRA QUE SERVE?

Geléia de Jambo

Dica: ACABAR COM CARUNCHO / GORGULHO