Como Congelar Ervas e Temperos

Hoje o post é de dicas bem legais para congelar ervas e temperos que usamos ou não, diariamente. Muitas vezes eles acabam estragando e indo para o lixo, porque não usamos ou cozinhamos com muita frequencia. Outro ponto interessante é que ao congelarmos 
cebola e alho, nos livramos daquele perfuminho indesejável 
que fica nas mãos. Só por isso, já vale ler o post.
A grande vantagem de um bom congelamento é assegurar uma perda mínima do valor nutritivo dos alimentos, conservando 
sua cor e textura naturais.
Independente da erva escolhida, antes de congelar, 
você deve lavá-la e secá-la muito bem. 
As centrífugas ajudam muito nisso.

Salsinha: depois de lavar e secar muito bem, separe as folhas dos talos. Guarde pequenas porções de folhas em saquinhos plásticos, tire o ar e feche. Separe em porções que normalmente costume usar. Coloque vários saquinhos dentro de outro maior, feche e coloque uma etiqueta. Deixe no freezer por até 3 ou 4 meses. Para isso, é importante não esquecer de colocar a data do congelamento.
Quando for usar, pegue a quantidade de saquinhos que vai usar, coloque sobre a bancada ainda no plástico. Passe um rolo de leve e amasse as salsinhas. Ela fica picadinha, sem dar o mínimo trabalho.
Você também pode congelar os talos para usar em caldos ou ensopados. É só guardá-los inteiros em saquinhos.

Cebolinha: pique a parte verde, solte-as e embale em plástico, sempre em porções pequenas, como no caso da salsinha.

Manjericão, manjerona, coentro,hortelã: o processo é o mesmo. No caso do manjericão, é bom congelar algumas folhinhas inteiras para usar num molho ¨al pesto¨.

Orégano verde e alecrim: lave, seque, separe apenas as folhas  para congelar, embalando em sacos pequenos.
Não é preciso descongelar antes de usar, vai direto do freezer para a panela. Ficam mais bonitas.

Cebola: corte a cebola conforme for usar: em cubinhos, rodelas ou em pétalas. Para congelar, faça primeiro o congelamento ¨aberto¨ . Para isso, espalhe a cebola já cortada numa assadeira, cubra com plástico e leve ao freezer para congelar. No dia seguinte, retire, embale, etiquete e volte ao freezer.

Alho: como  é um tempero muito forte e se emprega em pequenas quantidades, o ideal é amassar, cada dente de alho e espalhar sobre uma assadeira, para fazer o congelamento conforme o feito com a cebola.
Tanto o alho como a cebola não precisam ser descongelados antes do preparo.
Por hoje é só, mas como estou cada vez mais na cozinha, vou pesquisando truques para ajudar a faciliatr o dia-a-dia. Sempre que encontrar algo realmente bacana, dividirei com vocês.

Um abraço,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os cortes de carne de boi

Karaage frango frito japonês

Tabela de medidas