Arancini Brasileiro – “Com seu tempero fica muito mais gostoso”

7 OUTUBRO, 2013 - POR ANA CAROLINA LEMBO E JOSÉ LUIZ SOARES
A receita de hoje é muito especial, isso porque o II Encontro Gurmet está chegando, este encontro irá reunir os melhores blogs de gastronomia, e claro que o Do Pão ao Caviar não poderia ficar de fora!! Obaa estamos super animados com este evento!!

A Camil, que é uma das patrocinadoras do evento, lançou um desafio para os blogs que irão participar deste encontro, criar uma receita com o Novo feijão pronto da Camil. Este feijão é realmente maravilhoso, a começar pela embalagem que é muito prática de abrir, depois ele já vem praticamente pronto, é só acrescentar o seu tempero, aquecer e se deliciar!!

Bom o desafio de criar uma receita foi grande, tendo em vista que os blogs que estão participando são incríveis! Portanto nós passamos alguns dias quebrando a cabeça para criar este bolinho mas saiu!! Como o Zé e eu amamos risoto e foi uma receita de Risoto de brie com uva que o nosso namoro começou nós decidimos criar um Arancini Brasileiro, juntando as duas cozinhas que nós mais gostamos, a brasileira e a Italiana. Este bolinho é feito com risoto de carne seca, com o Feijão Camil e queijo meia cura!! Nós fizemos este Arancini para o almoço da minha irmã, que mora em NY, para ela relembrar o sabor da comida brasileira!

Vamos à receita?

Arancini Brasileiro

(Do Pão ao Caviar)

Ingredientes: (+- 25 bolinhos) Para o Risoto: 
1 cebola grande picada em cubos
Manteiga sem sal (para dourar a cebola)
Azeite
2 xícaras de arroz arbóreo
350 gr de vinho branco seco
1 litro de caldo de bacon
400 gr de carne seca (previamente dessalgada e cozida em água)
2 colheres de sopa de manteiga
sal a gosto

Para o Feijão: 
1 pacote de feijão pronto Camil 
cebola
alho
sal/pimenta

Para a Montagem: 
3 ovos ligeiramente batidos
farinha para empanar
500 gr de queijo meia cura cortado em cubos
1 litro de óleo para fritar

Modo de Preparo:
1. Em uma panelinha refogue a cebola e o alho e depois acrescente o feijão pronto Camil. Deixe ferver.
2. Tire a panela do fogo e bata o feijão no liquidificador até virar um caldo grosso. Volte para a panela e deixe cozinhar em fogo baixo.
3. Para o risoto – Em uma panela aqueça a manteiga com um fio de azeite e doure a cebola (até ela ficar transparente). Acrescente o arroz e mexa bem durante 1 minuto. Jogue o vinho branco seco e espere evaporar

4. Depois que o vinho evaporar adicione uma concha do caldo de bacon e uma do caldo do feijão, que já devem estar fervendo, aos poucos, 1 concha de cada vez. A partir deste momento pode cronometrar 16 minutos, que é o tempo que levará para o risoto ficar pronto(Não pare de mexer, nem por 1 minuto, afinal para que musculação não é mesmo?!)

5. Antes de adicionar a última concha do caldo, acrescente a carne seca.

6. Passado os 16 minutos, o seu risoto estará Al Dente, como deve ser, então acrescente a manteiga, misture bem e desligue o fogo.


7. Transfira o risoto para um recipiente e cubra com uma toalha, leve a geladeira por 30 minutos.


8. Tire o risoto da geladeira, pegue uma colher de sopa com o arroz e achate-o em sua mão, acrescente um quadradinho de queijo e feche o risoto em forma de bolinhas.


9. Passe os bolinhos primeiro no ovo e depois na farinha e frite-os em olho bem quente!!

Sirva em seguida com pimenta!!


Confiram as fotos também no Instagram do @dopaoaocaviar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dica: FLAMBAR ALIMENTOS: O QUE É? PRA QUE SERVE?

Geléia de Jambo

Sagu Soltinho