Pular para o conteúdo principal

Dicas: Como acertar o ponto da carne

Por , 27 de fevereiro de 2013, Em slide
Dicas da Beef Bistrô
Fazer um bife geralmente é uma tarefa muito simples e fácil, sendo que é possível ser feito até mesmo por solteiros que moram sozinhos e que não entendem nada de cozinha. Basta pegar uma panela ou uma frigideira, colocar óleo, esperar esquentar, colocar sal e temperos no bife e fritar. Está pronto o jantar. Mas para as pessoas que desejam fazer algo a mais com a carne nem sempre as tarefas de deixar uma determinada carne em um determinado ponto pode ser tão simples assim.

Existem várias terminologias e segredos na hora de fazer um bife de carne bovina. Existem as pessoas que gostam de carne mal passada, mas isso não significa que o cozinheiro vai oferecer carne crua para a pessoa. Da mesma forma que existem aqueles que preferem a carne bem passada, e não necessariamente vão comer uma carne torrada. Existem pontos especioso que devem ser cuidados sempre quando alguém se dedica a fazer uma determinada carne para alguém.
Confira algumas dicas para deixar sua carne sempre em um determinado ponto:
 
Selando o filé
Existem determinados preparos que vão mencionar um processo chamado de selamento do filé, que é quando ele está bem cozido de um lado e que está pronto para ser frito do outro. Para saber exatamente quando a carne atinge este ponto, basta esperar que o filé comece a soltar os sucos. Depois disso, pode virar a carne e esperar que isso aconteça do outro lado.
 
Esquentando bem a panela
O ideal sempre é colocar a carne depois que o óleo estiver bem quente na panela. Isso porque a carne realmente precisa levar este “susto” para iniciar seu cozimento por dentro mais rapidamente, dando tempo da carne ficar tenra tanto do lado de dentro quanto do lado de fora. Se a pessoa estiver utilizando uma panela antiaderente, é importante que a pessoa coloque o óleo antes da panela ir ao fogo.
Filé “boi berrando”

Esta é uma nomenclatura que se utiliza para as carnes que são pedidas bem mal passadas. Neste caso, é importante que a panela e o óleo esteja muito quente para que o selamento aconteça em no máximo 30 segundos de cada lado. Se a carne estiver no ponto correto, ao cortar ela estará sangrando.
 
Filé mal passado
Quando a pessoa quer apenas um filé rosado bem vivo por dentro, mas sem que a carne esteja sangrando, o cozimento também deve ser feito com panela e óleo bem quente, sendo que o tempo de selamento deve ser de um minuto para cada lado. Depois dos dois lados selados baixar o fogo e deixar cozinhando por mais um minuto.
 
Filé ao ponto
Para fazer uma carne ao ponto, basta grelhar a carne na panela quente por cerca de dois minutos de cada lado, e depois baixar o fogo, deixando a carne cozinhar por mais três minutos.
Filé muito bem passado

Para conseguir uma carne bem passada, sem queimar, é necessário bater o bife até que ele fique da finura de um papelão fino. Sele dos dois lados e cozinhe por mais dois minutos em fogo baixo.

Autor:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sagu Soltinho

Dica: FLAMBAR ALIMENTOS: O QUE É? PRA QUE SERVE?

Licor de Jambo