Batata suíça



Batata suíça é uma variação da famosa batata rosti. É balanceada, de fácil preparo e pode ser recheada com ingredientes adequados às temperaturas da estação. “Nesta época, o prato deve ser leve. Por isso, não use carnes e queijos como recheio”, diz Vitor Delgado, chef do restaurante Santa Clara Batataria. Espinafre, mussarela de búfala e abobrinha são alguns dos ingredientes indicados para rechear a batata no verão.

Para transformar sua casa em um verdadeiro restaurante suíço, o segredo está na escolha do ingrediente. A batata Asterix (casca vermelha) tem menos amido, o que deixa a massa do prato mais solta. “O ponto de cozimento da batata também é importante. Para ver se está no ponto certo, enfie uma faca no alimento e levante-o. Se a batata escorregar pela faca é hora de tirá-la da água”, explica Delgado. Depois de cozido, o tubérculo deve ser resfriado e ralado em ralador grosso.

Para diminuir o teor calórico do prato, opte por acompanhamentos saudáveis e use pouco óleo na hora de dourar a batata. O óleo de canola deixa a especialidade mais leve e sem gosto de fritura.


Batata Suíça

Ingredientes:280g de batata
30g de alho-poró
30g de cenoura
30g de abobrinha
60g de beringela
30g de couve-manteiga
30 ml de óleo de canola
1 dente de alho
1 ramo de alecrim
Azeite extravirgem a gosto
Pimenta do reino a gosto


Modo de preparo:

Recheio
Corte o alho-poró, a cenoura e a abobrinha em tiras bem pequenas. Refogue-os em uma frigideira já aquecida com um pouco de azeite e tempere-os com sal, pimenta e alecrim. Corte a berinjela em cubos pequenos e refogue-a com um pouco de alho, sal e pimenta. Refogue a couve (já  cortada) com um  pouco de azeite, sal e alho.
Batatas
Cozinhe e deixe esfriar. Rale grossamente e forre o fundo de uma frigideira antiaderente com elas. Junte os recheios, coloque-os sobre a batata (do centro para fora) e tempere com sal a gosto. Em seguida, cubra com outra camada de batata ralada até formar um disco fechado. Passe um pouco de óleo de  canola quente em toda a volta da frigideira para dourar um lado da batata. Quando o fundo estiver dourado e quase todo crocante, retire o excesso de óleo e vire a batata. Repita o processo até a batata ficar crocante por inteiro. Retire a sobra do óleo e adicione uma pitada de pimenta do reino moída.

Pesquisa personalizada



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sagu Soltinho

Dica: FLAMBAR ALIMENTOS: O QUE É? PRA QUE SERVE?

Licor de Jambo