Torta de Grão de Bico e Arroz de Champanhe



TORTA DE GRÃO DE BICO



Recheio:

Massa:
- 2 xícaras (chá) de leite morno
- 1/2 xícara (chá) de óleo
- 4 ovos
- 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1 xícara (chá) de grão de bico cozido e sem a pele
- 1 colher (chá) de sal
- 2 tabletes de fermento biológico (30 g)
- 1/2 xícara (chá) de grão de bico cozido e sem a pele
- salsinha picada a gosto

ARROZ DE CHAMPANHE:

- 50 g de manteiga
- 100 g de amêndoas em lascas torradas
- 150 g de uvas passas brancas
- 200 g de uva Itália sem sementes
- 1,2 kg de arroz tipo agulhinha cozido (8 xícaras de chá)
- 2 xícaras (chá) de espumante Brut (vinho branco seco)
- cebolinha picada a gosto

PREPARO TORTA DE GRÃO DE BICO

1- Numa panela coloque 2 colheres (sopa) de azeite, 1 cebola picadinha, 2 colheres (sopa) de alho e 1/2 pimentão vermelho picadinho e leve ao fogo médio até dourar. Acrescente 600 g de bacalhau cozido e desfiado (ou sardinha ou atum) e refogue bem (+/- 5 minutos). Retire do fogo e adicione 1 cenoura média ralada fina, 200 g de coalhada seca, 1/2 colher (sopa) de pimenta síria, 2 colheres (sopa) de azeite, folhas de hortelã e salsa picadas a gosto, acerte o  sal, misture bem e reserve.
Recheio:

Massa:
2- Num liquidificador coloque 2 xícaras (chá) de leite morno, 1/2 xícara (chá) de óleo, 4 ovos, 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de açúcar,  1 colher (chá) de sal, 1 xícara (chá) de grão de bico cozido e sem a pele e bata bem até formar uma mistura homogênea. Adicione 2 tabletes de fermento biológico (30 g) e bata por mais 1 minuto. Desligue o liquidificador, transfira a mistura para uma tigela, cubra com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos até a massa dobrar de volume.

Montagem:
3 - Numa fôrma redonda de fundo falso (23 cm de diâmetro) untada com manteiga e enfarinhada despeje metade da massa (reservada acima), depois coloque o recheio de bacalhau (reservado acima), espalhe 1/2 xícara (chá) de grão de bico cozido e sem a pele e cubra com a outra metade da massa. Polvilhe salsinha picada a gosto e leve ao forno médio pré-aquecido a 180 C por mais ou menos 35 minutos até dourar. Retire do forno e sirva em seguir.

ARROZ DE CHAMPANHE:
1 - Numa panela em fogo baixo coloque 50 g de manteiga, 100 g de amêndoas em lascas torradas, 150 g de uvas passas brancas e 200 g de uva Itália sem sementes e deixe refogando por 3 minutos. Junte 1,2 kg de arroz tipo agulhinha cozido (8 xícaras de chá) e 2 xícaras (chá) de espumante Brut (vinho branco seco), misture bem, tampe a panela e deixe secar (+/- 10 minutos). Desligue o fogo, salpique cebolinha picada a gosto e sirva a seguir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dica: FLAMBAR ALIMENTOS: O QUE É? PRA QUE SERVE?

Geléia de Jambo

Sagu Soltinho