Vinagrete de Caju



Um vinagrete de caju, esta fruta tão saborosa e ainda pouco apreciada aqui na nossa região. E também dá sugestão de um prato, que com certeza fará sucesso!
O caju é um fruto brasileiro, do Nordeste. Os indígenas já utilizavam sua polpa para alimento e sua castanha no preparo de uma espécie de vinho.
É composto por duas partes: uma carnosa, conhecida como fruta, mas que na realidade é apenas um pedúnculo hipertrofiado; a outra, chamada castanha, é o verdadeiro fruto do cajueiro.
Com o pedúnculo são feitos sucos, sorvetes, doces cristalizados e pratos salgados (como o de hoje). A castanha é usada sempre torrada, como complemento de pratos doces e salgados, ou simplesmente consumida pura.

VINAGRETE DE CAJU

INGREDIENTES (6 porções)
1 unidade de caju
1 unidade de tomate sem pele e sementes em cubos pequenos
1/2 xícara (chá) de cebolinha verde picada
1/2 unidade de cebola picada finamente
4 colheres (sopa) de suco de caju
3 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
5 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
1 colher (sopa) de pimenta verde
1 punhado de castanha de caju sem sal picada
Q.b. de sal

PREPARO
Lave o caju; retire a castanha e a pele. Corte a polpa em cubos pequenos. Misture todos os ingredientes em um bowl. Tampe com filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos antes de servir.
Sugestões de uso: em saladas, filés de frango grelhados, carnes frias e churrasco.
Ou você pode optar por usar a receita do OBA. Um tranche de salmão grelhado, acompanhado de ervilha torta e cenoura e servido com o vinagrete de caju por cima!
A combinação de sabores é fantástica! Grelhei o saLmão com a pele, deixando-a bem crocante. Como tempero para o peixe, apenas sal e pimenta!
Esta bem exótica, ideal para o dia dos namorados, quem sabe…

Pesquisa personalizada

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sagu Soltinho

Dica: FLAMBAR ALIMENTOS: O QUE É? PRA QUE SERVE?

Licor de Jambo